Diretoria Nossa história Jornal Fique sócio Contato Jurídico Estatuto do Servidor Ameriprev Cartão convênio Guia de compras Convênios

DIREITOS TRABALHISTAS DESTRUÍDOS
Senado aprova reforma que vai à sanção
 
O Senado aprovou a chamada reforma trabalhista-sindical (PLC 38/17), dia 11 de julho, às 19h47, por 50 a 26 e uma abstenção - UMA TRAGÉDIA PARA OS TRABALHADORES BRASILEIROS. Antes, porém, houve uma grande confusão no plenário da Casa. Depois de sete horas de resistência, quando cinco senadoras - Gleisi Hoffmann (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Sousa (PT-PI) - ocuparam a Mesa Diretora do Senado para impedir a votação da matéria, cuja sessão foi antecipada de última hora.

EMENDAS REJEITADAS - O plenário rejeitou 178 emendas de senadores. O PT apresentou dois destaques para votação em separado (DVS) retirando da reforma o trabalho intermitente e a presença de gestantes e lactantes em locais insalubres. O PSB tentou derrubar a prevalência do negociado sobre o legislado. Mas o plenário também derrubou os três destaques e aprovou o texto sem alterações.

DESTAQUES DAS BANCADAS - Após votação do texto base, o substitutivo aprovado na Câmara dos Deputados, em 26 de abril, os senadores apreciaram três DVS de bancada exibidos pela oposição. Caso algum destes fosse aprovado, o projeto teria que retornar à Câmara para nova apreciação. 1) Trabalho intermitente, do PSB (emenda 693) - rejeitado por 45 a 28; 2) Prevalência do negociado sobre o legislado, do PT (emenda 699) - rejeitado em votação simbólica; e 3) Trabalho de gestante em local insalubre, do PT (emenda 850) - rejeitado por 44 a 25.

SEM MUDANÇAS - O Senado Federal, Casa revisora, cuja maioria abriu mão da prerrogativa de alterações e não fez modificações no aprovado pela Câmara dos Deputados. Assim, a matéria vai à sanção presidencial. A expectativa é que o presidente Michel Temer sancione a matéria com vetos; estes que serão editados em medida provisória que já está em negociação com o Palácio do Planalto, parlamentares e entidades sindicais (Centrais) e patronais (Confederações).

QUANDO PASSAM A VALER? - As novas regras que constam na Reforma Trabalhista e aprovadas pelo Congresso entrarão em vigor daqui a quatro meses, no final de outubro, início de novembro. Veja o conteúdo do projeto aprovado pelo Congresso Nacional - Câmara dos Deputados (26 de abril) e Senado Federal.


CANAIS OFICIAIS DE COMUNICAÇÃO - Acesse nossas redes sociais e interaja conosco pelo Facebook, Flickr e Instagram. Conheça o canal de vídeos do SSPMA, que fica no YouTube. Fale com o Sindicato pelos telefones 3621.6184 e 3621.6187.
Se preferir, envie uma sugestão ou crítica para o e-mail sspma@sspma.com.br
 
 
VÍDEO MAIS RECENTE - TV SSPMA
VITÓRIA - Informamos aos Servidores que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ) acolheu o recurso do Sindicato referente às demissões dos trabalhadores probatórios. Na prática, a ação garante que todo o processo de demissão emitido pela Prefeitura está automaticamente suspenso. Acompanhamos o caso de perto...
 
 
Sede do Sindicato
 
Salão de eventos do SSPMA
 
Quadra de Soçaite

JURÍDICO .............................................................................................................................. FIQUE SÓCIO .............................................................................................................
Fique por dentro de seus direitos trabalhistas
Fale com nossos advogados; ligue no Sindicato e agende um dia!
 
Fortaleça nossa luta e tenha muitas vantagens
Conheça alguns dos benefícios para associados e dependentes!
..................................................................................................................................................................................................................................................................................